Arqueologia

Imagem

A Arqueologia é uma ciência multidisciplinar que estuda o Homem através do tempo a partir dos vestígios materiais que sobreviveram até o presente. O campo de estudo da arqueologia envolve um período bastante extenso, que vai desde o surgimento do homem no planeta terra, a cerca de 5 milhões de anos, até a história recente de nossa própria sociedade.

O Patrimônio Arqueológico constitui-se por coleções e/ou acervos de peças arqueológicas e sítios arqueológicos de diferentes formações. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN possui registrados no Cadastro Nacional, mais de 19 mil sítios arqueológicos. No entanto, este número não reflete a quantidade real de registros arqueológicos existentes no Brasil devido às diminutas pesquisas sistemáticas existentes nos Estados Brasileiros.

Empreendimentos de infraestrutura, entre outros, que acarretem em impacto ao meio físico, em especial alterações na superfície do terreno, podem destruir o Patrimônio Arqueológico, que é protegido por lei. As pesquisas realizadas pela chamada Arqueologia Preventiva tem contribuído para ampliação do conhecimento do Patrimônio Arqueológico Nacional, ao mesmo tempo em que contribui para preservação do mesmo. A Arqueologia Preventiva é desenvolvida na Gestão Pública Brasileira através do Licenciamento Ambiental de Empreendimentos e é regida por um conjunto de leis e portarias que regulamentam a Proteção e a Preservação do Patrimônio Cultural, definido pela Constituição Federal de 1988. O Patrimônio Arqueológico como bem cultural é protegido pelos instrumentos legais: Lei Federal no 3924/1961, Resoluções CONAMA no 001/1986 e 237/1997 com ênfase as Portarias no 07/1988 e no 230/2002 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que definem os critérios para permissão das pesquisas arqueológicas no Brasil e compatibilização com as fases do licenciamento ambiental.

Fotos Arqueologia

Clique nas fotos para ampliá-las e ler comentários.